domingo, 8 de janeiro de 2017

Aprendendo com os Reis Magos

AS 3 LIÇÕES QUE OS REIS MAGOS NOS ENSINAM
Estudo bíblico #2




"Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, diante dele, o adoraram. Depois, abrindo  seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra." - MATEUS 2:11

O Evangelho de hoje trata de uma passagem muito conhecida na Bíblia. O encontro dos reis magos com Jesus. Aqueles que viram sua estrela no Oriente e a seguiram até encontrá-LO para adorá-LO.




OS MAGOS ENCONTRARAM JESUS EM UMA CASA
A primeira coisa a observar é que quando os reis magos encontraram Jesus Ele já não estava na manjedoura, mas em uma casa "Entrando na casa...". Portanto é bom notar que já havia passado um certo tempo do nascimento de Jesus até que os magos O encontrassem. Este tempo é de aproximadamente 2 anos. Depois que visitaram e adoraram Jesus, os magos foram advertidos para voltarem por outro caminho, para que assim o Rei Herodes não tivesse como matar Jesus e é por exatamente este motivo que Herodes mandou matar os MENINOS DE 2 ANOS PARA BAIXO (Mateus 2:16-17): tentando matar Jesus, pois Herodes pensava se tratar de um rei que iria usurpar seu trono.

OS MAGOS ADORARAM JESUS
Ao contrário de muitos que pensam e atacam católicos de adorar Maria e que o catolicismo a adora, e assim todos os católicos fariam isso, observe que OS MAGOS ADORARAM JESUS. "Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, diante dele, o adoraram..." (MATEUS 2:11). Portanto os magos NÃO ADORARAM MARIA. Eles se encontraram com MARIA E JESUS, mas adoraram ao REI, prostraram-se (ajoelharam-se) e O ADORARAM. E Maria fazia o mesmo, porque Ela bem sabia quem era Jesus. Que Ele era o Cristo, o MESSIAS PROMETIDO. Portanto, assim como os magos, MARIA também ADORAVA AO SEU FILHO, POIS ELE É DEUS, O DEUS-FILHO SALVADOR DO MUNDO.

OS MAGOS OFERECERAM SEU MELHOR PRESENTE
Os Reis Magos não foram até o Cristo, até o REI de mãos vazias. Eles foram ao encontro do REI DOS REIS com o que tinham de melhor. Eles levaram algo que representava o que eles sabiam que JESUS representava para a humanidade.

OURO - é símbolo da realeza. O ouro como presente a Cristo indica e significa mostrar a todos que Jesus é O REI DOS REIS. "Ele traz escrito no manto e na coxa: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores." - APOCALIPSE 19:16. Sendo Jesus Rei, nada mais justo do que oferecer OURO a Ele. Pois a maior riqueza que alguém pode ter na vida é pertencer ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores: JESUS DE NAZARÉ.

INCENSO - No Antigo Testamento o incenso foi muito usado. Ele indicava (e ainda indica e representa) as orações dos santos subindo a Deus. "Quando recebeu o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos)." - APOCALIPSE 5:8. Jesus é Deus, o Deus Filho, por isso Ele recebe as orações dos santos (a igreja de Cristo).

MIRRA - a mirra é um óleo. Um óleo de unção, um perfume. A mirra seria usada para o embalsamento do corpo de Jesus. Foi o óleo usado para preparar o Corpo de Cristo. Indica Jesus como o escolhido e UNGIDO DE DEUS. Ela foi muito usada também no Antigo Testamento e podemos verificar o seu uso quando da morte de Cristo. "Acompanhou-o Nicodemos (aquele que anteriormente fora de noite ter com Jesus), levando umas cem libras de uma mistura de mirra e aloés. Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com os aromas, como os judeus costumam sepultar." - JOÃO 19:39-40.


E como aplicar os ensinamentos do magos em nossa vida?

#1 - Siga os sinais de Deus
Aprenda com Maria e os magos a seguir o caminho que nos leva até Jesus. 
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." - JOÃO 14:6.

Maria nos aponta o Cristo, nos ensina ir até Ele. Porque é a Ele que devemos ir para chegar a Deus.


#2 - A adoração é só a Deus.
Assim como os magos, Maria também adorou a Jesus. Maria é nosso grande e exemplo e Mãe da Igreja de Cristo, mas não é ela que deve ser adorada, é JESUS CRISTO. O Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

A adoração é somente a Deus. Deus Pai, Filho e Espírito Santo
Maria é um modelo e nosso elo, nossa intermediadora, agindo por nós, pedindo a Jesus.


#3 - Devemos oferecer a Deus nosso melhor presente.
Os magos ofereceram a Deus, a Jesus Cristo o seu melhor presente: ouro, incenso e mirra. Era o que havia de melhor na época. Os melhores presentes que um rei poderia receber. E sendo Jesus REI DOS REIS recebeu esses presentes. Mas hoje o que Jesus quer é que você dê sua vida seus dons, seus talentos e o seu coração.

Ofereça a JESUS o SEU CORAÇÃO deixando Ele reinar na sua vida.

"conhecereis a verdade e a verdade vos livrará."
JOÃO 8:32

A verdade é que só JESUS deve ser o Rei e Senhor da sua vida. 
Somente Ele merece o seu melhor e o seu coração. É a Ele que devemos adorar.


Fique com a paz de Cristo e a proteção de Maria!


KÁTIA TRIBIOLLI 

Totus tuus Mariae
anunciadoradasalvação@gmail.com
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Nenhum comentário:

Postar um comentário